terça-feira, 24 de novembro de 2009

A educação não provém apenas de instruções.

Não podemos inventar transformações sociais de qualquer maneira.
Transformação Social é o resultado de uma etratégia complexa,avassaladora,mas que encontra,na educação e na ciência,seu móvel principal.
Em nosso mundo-cada vez mais barbaramente capitalista-os benefícios da educação,do progresso científico e do progresso tecnológico estão cada vez mais distantes de um número proporcionalmente maior de seres humanos.

KRISHNA, V.V. Uma ciência para os cidadãos. Caderno Unesco, FGV: São Paulo, jul. 1999.

No japão as escolas brasileiras tentam sobreviver em meio a crise econômica.
Qual é a solução para as escolas brasileiras?

Achei interessante essa reportagem e estou postando como parte do meu trabalho,a reportagem é de Priscila Hayashi,de Nagoya-Revista alternativa Nishi que circula mensalmente em nosssa comunidade.
http://www.alternativa.co.jp

Após um ano desde o início da crise que atingiu as escolas brasileiras,o setor quer levantar propostas de melhoria e de sobrevivência das instituições de ensino.

Cada diretor(das escolas)deveria pensar nas crianças como se fossem seus filhos!Talvez teríamos mais qualidade no ensino.Emocionada, a professora Massami Matsumoto,diretora do Colégio Mundo de Alegria,primeira escola latina a tornar-se Kakusho Gakkoo(Miscellaneous school-reconhecida como instituição de ensino técnico ou vocacional que recebe benefícios como isenção de alguns impostos e passe escolar para os alunos),criticou a atuação dos pais e dos adultos-diretores,governos e autoridades- responsáveis direta ou indiretamente pela educação das crianças estrangeiras.
Além da professora Matsumoto,Angelo Nishi,jornalista,sociólogo e professor da Universidade Musashi de Tóquio,Lilan Hatano,professora adjunta da Konan Women´sUniversity e integrante da Rede de Apoio às Escolas Estrangeiras e Étnicas,Daisuke Onuki,professor da Tokai University,Hiroshi Tanaka,ex-professor da Universidade de Kyoto,Professor Emérito da Hitotsubashi University e membro da Rede de Apoio às Escolas Estrangeiras e Toshio Shibasaki,da empresa que faz doações para cerca de 30 instituições de ensino,Mitsui& Co.,apresentaram ao público sua visão do atual cenário da educação brasileira no japão e possíveis propostas de melhorias no Simpósio realizado pela Associação das Escolas Brasileiras no Japão(AEBJ)no dia 26 de setembro em Nagoya (Aichi).
Durante todo o dia,diretores e professores de escolas brasileiras de todo o país,trocaram pontos de vistas e experiências sobre o problema da escassez de alunos em virtude do desemprego dos pais brasileiros.O encontro trouxe à tona a questão de que apesar dos mais de dez anos de existência e das conquistas das escolas,ainda há muito o que fazer pela melhoria do setor.

Situação atual das escolas brasileiras.
-Alunos em escolas brasileiras:passou de 11 mil em 2007 para 2600 em 2009;
-Número de escolas:88;
-6 escolas são consideradas Kakushu gakkoo;
- 53 são homologadas pelo MEC;
- 11 estão em processo de homologação;
- 15 ainda não solicitaram a homologação.

Fonte: Dados da Embaixada do Brasil e AEBJ.Governo japonês e a Secretaria da Educação não tem como quantificar o número de alunos em escolas brasileiras,assim como não tem dados com relação à evasõa escolar.

Principais solicitações elaboradas pelos participantes.
-Realização do ENEN(Exame Nacional do Ensino Médio)no japão para alunos de escolas brasileiras que desejam cursar o Ensino Superior no Brasil ou a distância;
- Realização do Censo Escolar no japão;
- Palestras,workshops e cursos de reciclagem para os professores de escolas brasileiras;
- Mais rigidez na fiscalização de escolas que receberam a homologação do MEC;
- Instrução e direito ao acesso a escolas especializadas para crinças deficientes.


´´O Conhecimento só se diz verdadeiro enquanto exprime conformidade com a realidade.
Falso,porém,enquanto apresemta discordância com esta realidade´´.
(Aristóteles)

Um comentário:

  1. Olá, Paula.
    Finalmente estou conseguindo visitar teu blog.
    Muito interessante esta reportagem sobre as escolas brasileiras no Japão!
    Parabéns pla pesquisa!
    Um abraço,
    Elleoni

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