quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Um pouco da minha própria história no japão.

Já faz algum tempo que estou no japão,primeiro vim só,depois meus filhos vieram.Nesse período longo no japão conheci muitas pessoas que de alguma forma me ajudaram muito em meu crescimento como pessoa.

Postei esse vídeo pelo fato de gostar muito de passear nos parque,de alguma forma me fazem lembrar da minha região(Amazonas),o passeio é noturno,pois quase não temos tempo durante o dia para o lazer.



Atualmente ainda trabalho em um ambiente de fábrica e faço o curso da CAT virtual,a construçaõ do blog tem me proporcionado fazer uma análise da minha tragetória no japão.Já morei em vários estados e atualmente fazem cinco anos que moro em Aichi-ken Nagoya,a concentração de brasileiros nessa região e arredores é bem grande devido ao número elevado de fábricas de auto peças,eletrônicos,alimentos,peças de pachinko e outros.Meus filhos também ainda trabalham em ambientes de fábrica.Ana Paula,trabalha com alimentos em um bentoya(produção de comidas prontas),e esse ano fez sua inscrição para prestar o vestibular da CAT virtual e pretende fazer o curso de graduação em Filosofia,Luciano trabalha no setor de auto peças e tenta concluir o ensino médio através do EJA,sonha em ser músico e escritor,Içara trabalha em uma fábrica de docês(produção de sobremessas),ela também esta tentando concluir o ensino Médio e pretende fazer uma graduação pela CAT virtual enquanto estiver no japão.Luciano nunca saiu do japão,Ana e Içara sempre juntas viajaram para conhecer algumas culturas diferentes aqui mesmo na Ásia,América Central e Europa.Eu já passei também por alguns lugares e pretendo conhecer melhor o meu país e sua diversidade cultural,agora com mais ´´tempo ´´para me dedicar aos estudos e aproveitar melhor para conhecer principalmente a cultura japonesa,apesar de morar há muito tempo aqui,pouco sei sobre ela.Estou estudando japonês e pretendo fazer os testes de proeficiência do idioma.Esse final de ano eu e um grupo de amigos de Mnaus,estamos elaborando um trabalho para ser apresentado ano que vem sobre a cultura Amazônica(tema o boi-bumbá de Parintins) no festival multicultural de Aichi,que é realizado em outubro em Nagoya no espaço cultural em Sakae Oasis 21.O fórum descobrindo a história da nossa comunidade me despertou outra idéia que desejo desenvolver meu projeto de pesquisa,isso fica para depois.Agora vou retornar ao meu ainda ambiente de trabalho.
No meu atual trabalho em uma linha de montagem de TV,conheci três jovens que me foram um referencial para essa postagem.Janaína que mora a 3 anos no japão, não é descendente tem visto de conjuguê,Sandro Shimada que mora no japão há mais de 5 anos é casado com uma filipina que se chama Paula eles tem um bebê que nasce em março e Diego que também mora no japão a mais de 5 anos é casado e tem um filho.Pouco conversamos pois em linha de produção tempo é produto pronto em pouco tempo e custo baixo,mas nós sempre achamos um tempinho para trocar umas idéias,e por um momento sair do ambiente que nos torna de certa forma mecanicos.
Em uma de nossas conversas Diego,Janaína e Sandro comentam indignados:Tia(eles me chamam assim),você já reparou que nós trabalhamos mais rápido que um robô e que não podemos parar e cometer erros,do contrario somos trocados por outros que conseguem fazer o serviço sem erros e perca de tempo.
Sim,na prática vemos o que Henry Ford introduziu na indústria automobilistica (fordismo) a produção em grande quantidade de automovéis a baixo custo por meio da utilização do artifício conhecido como ´´linha de montagem´´ o qual tinha condições de fabricar um carro a cada 98 minutos no nosso caso,fazemos as tvs em 46 segundos.Ford foi muito criticado por desumanizar o homem,sofreu um dos mais famosos ataque quando Charles Chaplim realizou o filme ´´Tempos Modernos´´,fazendo com que seu personagem Carlitos sofresse uma crise nervosa ao trabalhar como autômato numa linaha de produção.Outro americano Frederick Taylor elebora a expressão teórica desse processo de trabalho,estabelecnedo parâmetros do método científico para a racionalização da produção(tailorismo)que visa o aumento da produção com economia de tempo superassão de gestos desnecessários e comportamentos supérfluos do trabalhador e para completar os japoneses acoplaram sua filosofia de gestão de qualidade o kaisen ,e que significa melhoria contínua dos processos produtivos.É por isso que temos sempre algumas pessoas nos observando ,anotando em suas pranchetas e leptop a forma como estamos trabalhando e cronometrando o nosso tempo de trabalho. Todos esses fatores tornam o nosso dia -a- dia bem estressante e cansativo,ao final do dia só queremos ir para casa e descansar em meio a tanta correria e agitação,muitos ainda tentam levar uma vida normal e conciliar familia,trabalho e estudos.
É por isso,que as empresas japonesas preferem ter a ajuda das empreiteiras para intermediar entre o operáio nikkei e empresa,eles não precisam ter preocupações sociais com seus funcionários,e para eles os nikkeis estão aqui apenas para trabalhar ou seja,produzir.
Graças ao retorno aos estudos estou tendo oprtunidade de ampliar meus conhecimentos e relacioná-los com meu dia-a-dia ,começo a não aceitar tudo como um procedimento normal,percebo a importância de conhecer essa cultura milenar,principalmente seu idioma e de me conhecer também como brasileira,não esquecendo os meus valores,as minhas tradições a minha cultura,para assim poder haver um diálogo entre as diversidades e complexidade que aqui existem .Do contrario posso ser sugado por esse sistema de produção e tornar-me realmente desumanizado,só pensando em trabalho,trabalho e consumo.

Fonte:
UEA Planejamento e Avaliação unidade I (CAT virtual)
Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário