sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Meu projeto de pesquisa.

Durante a construção do blog me foram surgindo várias idéias para desenvolver meu trabalho de pesquisa,o que mais me chamou a atenção foi o fato de nós nikkeis não conhecermos a nossa própria cultura e muitas vezes ter vergonha de ser chamado de brasileiro.Como desenvolver um diálogo com esse povo de cultura milenar se desconhecemos a nossa própria origem e aqui com a vida corrida que levamos vamos nos esquecendo do pouco que trazemos em nossa memória.As crianças que aqui nasceram pouco conhecem sobre o brasil,não tem referências claras da cultura de seus pais e avós,muitos nem conheceram ainda seus familiares no brasil,pois nunca retornaram .Em meio a essas questões as criasças vão crescendo e aprendendo sobre o brasil apenas o que lhes é ensinado nas escolas brasileiras ou em livros que relatam algo sobre o brasil ou ainda pela televisão que passa a imagem de um país,onde o povo gosta de festas,onde existe a maior reserva ambiental do planeta,e lá se vive driblando a crise.....Não comentam que o Brasil é uma nação multicultural onde lá várias nacionalidades e muitas histótias para serem contadas.
Por essa razão pretendo desenvolver meu trabalho contando histórias para os pequenos,através das nossas lendas e mitos,explorando as regiões e suas diferenças culturais.
Já tenho um local para iniciar o desenvolvimento do meu projeto,será no NIC de Nagoya http://www.nic-nagoya.or.jp ,lá terei uma vez por mês para contar as histórias (o quarto domingo)e não é só para brasileiros e latinos, há criança filipinas,japonesas,indonésianas,coreanas,chinesas e de várias nacionalidades.O convite partiu após a visita que fiz ao centro para coletar dados sobre as comunidades estrangeiras.A coordenadora do setor cultural achou interessante contar histórias com o uso de material didático e com dinâmicas durante a naração.No momento as histórias são apenas lidas,achei tão vago e muito distante do universo infantil.Vou contar com a ajuda de dois amigos que são artistas plásticos e me ajudaram na confecção dos materiais para desenvolver os enredos.
Pretendo levar esse trabalho para as escolas brasileiras,para os condominios onde há brasileiros morando.
o projeto inicial ainda esta sendo desenvolvido e devo concluí-lo até o final do curso de pedagogia.Pois preciso analisar as várias situações que sugiram no decorrer de cada história contada.

...aquilo que usualmente se chama de sucesso é composto de inspiração e também de muito trabalho.
(Bresser,Maria Helena)

3 comentários:

  1. Paulo,
    Que projeto lindo.
    Ler para as crianças e ajudá-los a construir suas próprias histórias!
    Um abraço,
    Elleoni

    ResponderExcluir
  2. francineth ..
    Parabens por esse projeto pelo q vi, vc e uma pessoa maravilhosa que se preocupa com a humanidade, um gesto muito lindo,e mais 1 vez parabesss..
    um grande abraço...
    maria yonaha.........

    ResponderExcluir
  3. Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.

    ResponderExcluir